...
sábado, 31 de outubro de 2009
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Há dias assim...
e nos tenta puxar para cima!
"spend all your time waiting for that second chance, for the brake that make it OK, there's always some reason to feel not good enough, and it´s hard at the end of the day. I need some distraction or a beautiful release"
Vá, anima-te que sabes que eu te mando umas jinhitas...
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Mete-me Nervos!
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Colar Cervical
Serve sim para saber como e em que situações usar, regras no manuseamento e principalmente a responsabilidade que se tem, quando deparamos com uma situação em que podemos ter que os utilizar!

Mas como somos todos portugueses, preferimos ter uma caixa cheia deles e pô-los num canto! Não sei, mas achamos sempre que apenas por termos as coisas estamos mais seguros, mesmo que não as saibamos utilizar. Como está lá, achamos sempre que a nossa parte está cumprida!
É mesmo estar a pedi-las... por favor!
domingo, 25 de outubro de 2009
Domingo à tarde

A ela, resta-me agradecer, e espero que os conselhos dela não me abandonem! É um previlégio ir ás compras com ela! Tem muito bom gosto além de ser insubstituível...
sábado, 24 de outubro de 2009
U2 360º Tour - Eu vou lá estar!!!!!

A banda irlandesa mais popular de sempre regressou aos palcos nacionais na ultima vez no dia 14 de 2005 onde apresentou o mais aguardado concerto do ano no Estádio de Alvalade, em Lisboa. A Barraca estava cheia! 50 mil bilhetes esgotaram rapidamente!
Coimbra, 03 de Outubro de 2010,
EU VOU LÁ ESTAR!
Desilusão!!

Não sei quanto tempo vai durar, mas espero que seja o suficiente para dar uns 15-0 ao Sporting!
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Forte!
Aqueles que quando precisamos, não abrimos a boca e estão lá! Sabemos que aceitam as nossas falhas, corrigem os nossos erros e quando não podemos estar presentes, eles fazem o nosso dever como se fossemos nós a fazê-lo! E fazem-no de uma forma tão gratuita como empenhada! Pois é isso que sinto e tenho no meu trabalho!
Nunca conhecia uma equipa de trabalho como aquela que tenho! São inexcedíveis! São fantásticos! São simplesmente os MAIORES!
Por isso, mais do que nunca, tenho orgulho em trabalhar com eles e mais do que tudo, é um previlégio!
Não são os meus parceiros da bola só, ou parceiros de jantares e almoços! Não são apenas amigos do poker! São aqueles que seguram as pontas sempre quando precisamos! Espero estar sempre à altura e é minha responsabilidade fazê-los sentir sempre aquilo que hoje sinto por eles!
Como costumamos dizer "HOJE ESTOU FORTE!"
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Um Grande abraço para ti!
Cor-de-Rosinha
Lembrei-me imediatamente deste sketch do inicio dos Gato Fedorento, e que devia ser matéria obrigatória nas aulas de Formação Cívica no nosso Ensino Básico.
A mulher naquele estado, com aquele vestido cor-de-rosa, nem colete precisava. Ninguem lhe acertava tal era o espalhafato que apresentava!
Não me chateio nada!

É que não me chateias nada! Não fico contente por apareceres de supresa, ou mesmo quando apareces depois de devidamente anunciada! Simplesmente não me chateia! Irrita-me sim, quando chegas quando não deves, em alturas inconvenientes, quando resolves aparecer de verão e nas minhas férias! Ás vezes enervas-me quando apareces com o amigo frio, e por cá ficas mais tempo do que o desejado! Mas não me chateias nada por estes dias!
Contigo ganho outras coisas! Ganho uma tarde de sábado num lugar abrigado a jogar umas cartas e a beber qualquer coisa quente! Ganho o castanho e o cinzento da rua! Ganho o cheiro da terra! Ganho as calças molhadas em baixo e atrás! Ganho tanta coisa que já não me lembrava que gostava! Não estava propriamente à tua espera, e se não fosses aparecendo por estes dias, tambem não me importava... Simplesmente não me chateio quando apareces nesta altura!
Confesso que prefiro o Sol e o calor! Prefiro os dias compridos e as esplanadas! Mas não me importo que apareças agora! Vê-lá é se não te acomodas e ficas por cá mais tempo do que desejado!
Peço-te apenas um favor... nas manhãs que fico na cama, vê lá se cais forte e feia para aqueles que hoje tanto te quiseram ver pelas costas! Fartaram-se de falar mal de ti! Por isso, na proxima manhã que eu tenha a sorte de ficar na cama, dá-lhes com força em cima! Traz o teu amiguinho frio tambem, eu não me importo... vou estar bem, deitadinho a ouvir-te cair e a sorrir bem quentinho :)
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
domingo, 18 de outubro de 2009
Altis Belem
Desesperante
sábado, 17 de outubro de 2009
O bacalhau à brás não leva arroz!
Pronto, ok, já perceberam que esta selecção não canta o hino e despreza o verde da sua bandeira! Ainda bem! Esta selecção é o Benfica!
É certo que quem me conhece sabe perfeitamente que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre o Benfica, tal é a minha febre e cegueira! Não sou moderado, não sou isento, e tão pouco sou racional a falar do Benfica! Mas tambem não quero mudar! Quando ganha é o melhor clube do mundo, e quando perde tambem... a unica diferença é a azia com que eu fico!
No entanto, hoje em dia cada vez mais gosto do Benfica! Já não é por apenas ser o MAIOR ou o MELHOR! É simplesmente porque hoje em dia não tenho mais nada que me represente. Dantes tinha o Benfica e por vezes a selecção, agora é só mesmo o Benfica!
A selecção, a portuguesa claro está, vive de ondas de euforia e empatia à sua volta, consoante as pessoas se sentem envolvidas ou identificadas com ela. Hoje a selecção parece um cozido à portuguesa com picanha! Parece um bacalhau à brás com arroz! Sabe mal e não se recomenda a ninguem!
A selecção nacional, é para mim, um símbolo! Uma representação nacional dos nossos costumes! A selecção nacional de futebol tem para mim tanta importancia como a minha bandeira (e não falo da do SLB), tanta importancia como o meu hino (e não, não é o do Piçarra), tem tanta importancia como qualquer coisa que me represente como português! A minha selecção é simplesmente o que me representa enquanto português, sempre que jogam no rectangulo verde! Por isso, a responsabilidade que tem, é ENORME!!!!!
Hoje em dia, olho para a selecção e sinto-me português nos 5 minutos antes de começarem a jogar, durante o hino, e nos 5 minutos depois de acabarem, enquanto falamos mal da miséria de jogo que fizeram! Resume-se a isso: Hino e a parte onde vilipendiamos o Queiroz e os 11 que lá andaram!
Porquê?
Na minha selecção jogam só portugueses! Por isso é que é de PORTUGAL! Se fosse a "selecção portuguesa e mais 4 tipos que não têm lugar noutra selecção qualquer" talvez gostasse, mas não era a portuguesa, era, lá está, "Portugal e o resto do mundo"
Mas, os que lá estão não são portugueses???
Oi? Mas está tudo PARVO??
Será que o facto de morar num país o tempo suficientemente necessário para que uma lei me atribua a nacionalidade me torna nacional desse país? Se eu for morar para espanha, tiver lá a trabalhar 20 anos, casar com uma espanhola (o que por acaso até me tem passado pela cabeça), me torna espanhol? Ou me torna Portenhol? Ou me torna igualmente Português e Espanhol? É evidente que não me torna! Torna-me sim, um cidadão com os mesmos direitos que um nacional desse país! Mas tenho moral para representar esse país? Apenas porque trabalho lá, ou através do matrimónio, eu passo a ter direito moral para representar todos aqueles que de facto são oriundos dessa nacionalidade?
Hoje em dia, num mundo que se quer cada vez mais globalizado, a importancia de se conservar o mais genuíno é deveras importante! Devemos ter uma lingua comum em todo o mundo? Devemos ter costumes comuns em tudo o mundo? Devemos ter um padrão comum em todo o mundo? Acredito que sim, mas por outro lado, a identificação regional e nacional deve-se manter intocável, nem que seja para nos enriquecer enquanto individuos! Parece contraditório? Só para quem tem as vistas curtas! A minha lingua é o Português, mas adoro o sotaque que existe espalhado pelo país! Acredito na importancia do mirandês! São essas coisas que tornam o meu país unico e individual em relação aos outros, mas acho que todos devemos falar português! Ou mesmo inglês! Não devemos é substituir aquilo que nos identifica por outras coisas quaisquer! Podemos ser enriquecidos com outras culturas, mas devemos sempre manter aquilo que mais é nosso. O que é genuíno! É a nossa sobrevivência enquanto individuais!
Gosto da massa, da picanha, de muita outra coisa que me apareça no prato e me saiba bem, mas não devo misturar isso com o bacalhau à brás e com outras coisas! Se misturar, chamo-lhe outra coisa! o Bacalhau à brás não leva arroz! Ponto final!
Por isso mesmo, a selecção não deve permitir que nela joguem jogadores nacionalizados! Não deve permitir que seja treinada por treinadores estrangeiros! Não deve ter um hino ao som de samba apenas porque gostamos! Não deve ter azul na bandeira apenas porque o Porto ganha! Num mundo cada vez mais globalizado, a selecção deve representar os quase 900 anos de historia do país com as fronteiras mais antigas da Europa! Não sou saudosista, nem ultra nacionalista! Apenas gosto que não se misturem as coisas! se for morar 20 anos para Espanha o meu hino é o mesmo de hoje! A mulher pode não ser a mesma, mas a minha bandeira é!
Acredito que os jogadores Liedson, Pepe, Deco e muitos outros que por lá andam e que nem português falam, apenas procurem o melhor para as suas carreiras! Nada me move contra eles! Mas simplesmente não deviam ter sequer a opção de representar a selecção! Se ficaríamos mais fracos? De certeza! Provavelmente não estaríamos apurados (ou quase) para o Mundial, mas para mim, mais importante do que ganhar, é a forma como se ganha! Eu não piso os meus colegas para subir no emprego! Eu não contorno regras para obter o que tenho, simplesmente porque mais importante do que ter, é como ter! É poder andar de cabeça erguida!
Depois custa-me ter um puto fedelho e porventura até mal criado, como capitão da selecção! O rapaz até pode ser o melhor do mundo, mas não tem perfil para ser lider de ninguem, nem da casa dele, quanto mais da minha selecção! A selecção nacional foi capitaneada por homens! Coluna, Humberto, Figo, e hoje em dia um atrasado mental qualquer deu a braçadeira a um chavalo arrogante, apenas porque é o melhor do mundo! Até podia marcar golos e fazer o pino ao mesmo tempo! Até podia marcar livres fora do estádio e dar golo, mas não tem uma unica competencia para ser o lider de uma selecção! Eusébio pouco capitaneou a selecção e era o melhor! Simplesmente em campo havia outro, que sem ser melhor do que Eusébio, era o Lider! Eusébio marcava golos e fazia delirar o povo. Coluna era o Lider! Nunca Eusébio amuou... era o melhor e não precisava da braçadeira para nada, nem para que todos soubessem disso!
Por fim, à frente da selecção temos o maior vendido da história do futebol português! Carlos Queiroz!
Sem carisma, sem capacidade para envolver ninguem em torno da selecção, o PAI da geração de ouro, o mentor e transformador dos nossos escalões de formação, vendeu todo o seu historial em torno de uma qualificação para um mundial! O homem que mais fez pelos jovens futebolistas nos ultimos 20 anos em portugal, aquele que incutío aos clubes que o produto nacional, que os jovens portugueses, tinham a capacidade de brilharem ao mais alto nivel, foi "comprar" um brasileiro para jogar na selecção para lhe salvar o coiro! É um vendido! Por um lado, andou uma vida inteira a dizer que o português é fixe, mas quando se viu à rasquinha, lá pensou: "epá, isto dos tugas é bom, mas melhor ainda é um brasileiro"
Por fim, a qualidade futebolistica é deprimente! Uma selecção que tem titulares do Chelsea, Real Madrid, Inter, Bayern, Guimarães (piadinha), e ainda o melhor do mundo, pratica um futebol do mais deprimente que por aí se vê!
É por estas e por outras, que a selecção ir ou não ir ao Mundial, é me igual ao litro, mesmo sabendo que provavelmente em Junho de 2010 estarei a torcer por eles (mas isso é porque mole)!
É por estas e por outras que o meu simbolo é o benfica, pois esse não tem obrigação de jogar seja com quem for! Só tem mesmo a obrigação de não me deixar com azia! Por isso mesmo espero que logo a minha selecção jogue bem e ganhe por 15-0! É bom que o faça, senão logo estarei insuportavel de aturar!
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Recordação
Fica uma lembrança dos K´s Choice
(obrigado Xu)
Guerra Civil
Para mim falta o passo seguinte, o choque! O português não vai lá com falinhas mansas!
deixo-vos com um Video da Autoridade para a Prevenção Rodoviária do País de Gales. Passou em horário nobre, nas escolas e nos cinemas!
deixo-vos tambem com um video que apesar de ter sido postado por um estrangeiro qualquer, e ter comentarios noutra linua tambem, as fotos do acidente são portuguesas! O acidente deu-se em 09/2007 na estrada que liga a Moita a Setubal. Tava sol, piso seco, e zona com visibilidade. Estrada deserta e bom alcatrão! Não havia desculpa nenhuma para se dar o que aconteceu, apenas alcool. 2,78 g/l!
domingo, 11 de outubro de 2009
Ponto Verde
Mirone!
Desde que começaram a tapar (alguns) buracos especiais nas estradas e pavimentos para o mirone espreitar, este, começou a concentrar-se nas estradas, junto a desastres. Os desastres preferidos são obviamente os das auto-estradas, até porque são os mais aparatosos.
Na auto-estrada o mirone desenvolve todas as suas potencialidades: abranda até provocar outros acidentes, estaciona a dar palpites sobre os curativos, serviço nacional de saude e o tempo e começa logo a provocar um engarrafamento, ao juntar outros colegas mirones.
O bom mirone não pàra só quando o acidente é na sua faixa de rodagem na auto-estrada. Não, isso é de principiantes. O bom mirone é o que provoca engarrafamentos de quilómetros na outra faixa de rodagem!
Já vi mirones em funerais. Tristes por mortos que não conhecem e com compaixão de viúvas e viúvos desconhecidos, só para verem a cara do cadáver.
O mirone está presente em todas as classes sociais, porque o tuga, quando dá para a idiotice, é democrata. É mesmo das poucas ocasiões em que é democrata, a idiotice.
O mirone quando tem muitos mirones amigos e influentes chega finalmente à política e é aí que ele mostra todas as potencialidades. Aceita com naturalidade cargos para os quais não tem o mínimo de preparação, e portanto dá em ministro, ministra ou secretário de Estado num instante. E como normalmente se rodeia de gente pouco séria, pouco inteligente e sem escrúpulos, não repara que o resto da malta está a ver que ele é uma nulidade. Aliás, o mirone nunca vê o fundamental, vê o sítio para onde está a olhar no momento, como os cavalos com aquelas palas...
O mirone é primo do burgesso que tem um carro prateado de 75.000€ mas não tem kit mãos livres para o telemóvel porque é caro; é sobrinho da senhora de jipe que vai na faixa da esquerda a 60km/h a chatear toda a gente; é genro do fulano de bigode da carrinha que não pára nas passadeiras de peões; é neto do senhor de boné que não tem um farol e o outro está apontado para os nossos olhos; é compadre do barrigudo que invade propriedades de outros aos tiros para acertar num coelho e a tudo o que mexe e do autarca que tem um tacho na câmara há vinte anos e já lá enfiou toda a família; é cunhado dos polícias que se passeiam de carro, sempre em grupos de 4, e nunca param onde é preciso; e é igualzinho ao irmão, que fala mas não faz nada. E foi o mirone que ficou muito contente ao inventar aquela frase: «Em terra de cegos, quem tem um olho é rei»
Viva o mirone!
JPG
PS: há alguem que não conheça pelo menos uns 20?
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Eu é mais bolos...
num processo de oxidação dos “combustíveis” metabólicos?
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Arrepio na Espinha
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Tenho tantas saudades...
Feriado?

domingo, 4 de outubro de 2009
Se conduzires, põe capacete sff!
Suporte Basico de Vida
O SBV é o segundo elo da cadeia de sobrevivência. A sua função essencial na reanimação é a de ganhar tempo no sentido de maximizar as restantes intervenções/tratamentos. Contudo, quando a causa da PCR (Paragem Cardio Respiratória) é essencialmente relacionada com a via aérea (traumatizado, afogado, engasgamento, etc...) o SBV pode ser suficiente para salvar a vida. Esta possibilidade é tanto mais provável quanto mais precoce e correcta for a intervenção.
Deve-se acima de tudo perceber que os alvos da formação do SBV devem ser os cidadãos comuns, pois são quem tem maior probabilidade de se confrontar com uma vítima aparentemente inconsciente, competindo-lhes verificar se está inconsciente, se respira e se tem sinais de circulação. Se o fizerem correctamente devem pedir ajuda em função do diagnóstico feito. Enquanto chega a ajuda o SBV correctamente executado pode contribuir para salvar a vida dessa vítima.
O SBV tem por objectivo manter a ventilação e a circulação suficientes até conseguir meios para reverter a causa da paragem. É uma “situação de suporte”, embora em certas ocasiões, como quando a patologia primária é falência respiratória, pode por si só reverter a causa (hipoventilação/hipóxia) e permitir a recuperação total. Se a falência circulatória durar mais de 3-4 minutos (ou ainda menos se o doente já está hipoxémico), o dano cerebral pode ser irrecuperável e é por isso que o atraso em iniciar SBV limita as hipóteses de sucesso. Nunca é demais realçar a importância de iniciar precocemente o suporte básico de vida.
1. Verificar as condições de segurança para ti e para a vítima
- Mantem a via aérea (boca, garganta) desobstruida, com hiperextensão da cabeça e elevação do queixo
1. Mantem a vítima na posição em que foi encontrada
-Ouve os sons respiratórios junto da boca da vítima;
-Sente o ar da vitima na tua face;
Se a vítima respira (mais do que um “gasping ocasional”)
- 112
1. Manda pedir ajuda e se estiveres só abandonar a vítima para ir pedir ajuda (112)
2. Volta para junto da vítima e inicia a ventilação
- Pesquisa movimentos, incluindo movimentos de deglutição ou de ventilação;
Se há sinais de circulação
- Continua a ventilar até a vítima conseguir respirar sem ajuda.
- Reavalia a situação ao fim de cada minuto, pesquisando a presença de sinais de circulação, sem demorar mais de 10 seg.
- Pede ajuda (112)
- Reavalia periodicamente a respiração e a circulação preparando-te para retomar a posição
inicial e recomeçar o SBV se tal for necessário
Inicia compressões torácicas:
- Coloca a primeira mão na linha média entre os dois mamilos da Vítima (ou seja, 2 a 3 dedos acima do fundo do esterno, que é o osso que temos no peito e que faz a "união" entre as costelas);
por minuto; a compressão e relaxamento devem ter a mesma duração.
- Chegue ajuda
- Tu estiveres exausto
A paragem cardíaca repentina é a principal causa de morte nos adultos. A maioria destas paragens ocorre em pessoas com doença cardíaca subjacente.
O SBV duplica a possibilidade de sobrevivência quando aplicada imediatamente em vítimas de paragem cardio-respiratória.
Cerca de 75% das paragens cardíacas ocorre em casa das pessoas.
A vítima típica de paragem cardíaca é uma mulher com seus 60 e poucos anos de idade e um homem com menos de 60 anos de idade.
A paragem cardíaca ocorre duas vezes mais no sexo masculino.
O SBV foi inventado em 1960.
Não há relatos de HIV transmitido pela respiração boca-a-boca.
Na paragem cardíaca repentina o coração vai de um ritmo normal para um ritmo de fibrilhação ventricular (FV). Isto acontece em 2/3 dos casos. A FV é fatal a menos que seja efectuado um choque eléctrico, chamado desfibrilhação. O SBV não resolve a FV mas prolongo o tempo em que a desfibrilhação pode ser eficaz.
O SBV fornece o sangue oxigenado ao cérebro e coração para manter a vítima viva até que chegue o desfibrilhador.
Se SBV for iniciado dentro de 4 minutos após o colapso e a desfibrilhação dentro de 10 minutos essa pessoa tem cerca de 40 % de possibilidade de sobrevivência.
4º minuto - 50%
6º minuto - 11%
Depois da 1ª noite
Continuo sem ser excentrico, continuo gordo e rabujento...
Começo a achar que isto foi um flop!
sábado, 3 de outubro de 2009
Olá
Ando aqui a olhar para o teclado e nem sei o que raio hei-de escrever! Com um bocado de sorte isto passa despercebido a todos os que me conhecem e nem preciso de me preocupar muito! Aos que desconfiam que isto é escrito por mim, digo-vos desde já que estão errados!
Não faço sequer ideia porque me havia de meter nisto. Quem é que no seu perfeito juizo ia arriscar a sua sanidade mental e perder tempo a ler as coisas que por aqui se vão escrever (partindo do princípio que haverá mais, é claro). Pior do que isso, é mesmo alguem achar que o devia ter feito à algum tempo (este ponto é deveras preocupante porque começo a duvidar seriamente do juízo de quem o fez)!
Conheço 3974 pessoas que escrevem em blogs pessoais ou em verdadeiras Orgias Blogais (hã?), mas mesmo assim, nem isso me fez sentir atraído para escrever tambem! É que nem é o factor intelectual de dizer: "eu tenho um blog" (acreditem que há quem ache...), nem tão pouco o facto me de sentir integrado nesta Blogosfera. É que não sei mesmo porque escrevo!
(afinal escrever nem é tão dificil assim, ando aqui a escrever à tanto tempo e não disse nada de jeito...)
Seja como for, está feito, está feito!
Tudo tem um princípio, um meio e um fim!
O meio começa já depois do primeiro "publicar mensagem" e o fim será trágico de certeza! O fim é sempre trágico! Se bem que fim deste blog pode não constituir uma tragédia em si mesma, mas sim um alívio... logo se vê!
O príncipio começa pela apresentação, é quase sempre assim, apesar de que nos dias que correm, cada vez mais a apresentação das partes é dispensada! Mas eu como sou conservador, faço questão de ser apresentado! Quer dizer, eu não... O Calvin&Hobbes e o Superjacto, que dão nome a esta coisa!
Para facilitar a vida (e é quase uma ofensa a vós, porque de certo todos conhecem o menino) segue uma pequena ajuda. É para mim quase um alter-ego e uma BD de culto. O rapaz é um desgovernado completo:
O Superjacto não é mais do que uma música dos Xutos & Pontapés que não me sai do ouvido... nem sei porquê, mas até o meu carrito já a sabe de cor (quer dizer, eu sei porquê mas não digo! :) )
Bem, por hoje já chega... já disse uma mão cheia de coisas e não disse nada! Habituem-se! É que por estes lados não há uma unica ideia para o que virá depois!