domingo, 11 de outubro de 2009

Mirone!

O mirone é uma especie de gente que se dá muito em Portugal. Não se pode dizer que seja um exemplar muito desenvolvido intelectualmente. Está mesmo muito perto do Cromagnon. Tecnicamente é um tuga com cérebro mais pequeno.

Desde que começaram a tapar (alguns) buracos especiais nas estradas e pavimentos para o mirone espreitar, este, começou a concentrar-se nas estradas, junto a desastres. Os desastres preferidos são obviamente os das auto-estradas, até porque são os mais aparatosos.

Na auto-estrada o mirone desenvolve todas as suas potencialidades: abranda até provocar outros acidentes, estaciona a dar palpites sobre os curativos, serviço nacional de saude e o tempo e começa logo a provocar um engarrafamento, ao juntar outros colegas mirones.

O bom mirone não pàra só quando o acidente é na sua faixa de rodagem na auto-estrada. Não, isso é de principiantes. O bom mirone é o que provoca engarrafamentos de quilómetros na outra faixa de rodagem!

Já vi mirones em funerais. Tristes por mortos que não conhecem e com compaixão de viúvas e viúvos desconhecidos, só para verem a cara do cadáver.

O mirone está presente em todas as classes sociais, porque o tuga, quando dá para a idiotice, é democrata. É mesmo das poucas ocasiões em que é democrata, a idiotice.

O mirone quando tem muitos mirones amigos e influentes chega finalmente à política e é aí que ele mostra todas as potencialidades. Aceita com naturalidade cargos para os quais não tem o mínimo de preparação, e portanto dá em ministro, ministra ou secretário de Estado num instante. E como normalmente se rodeia de gente pouco séria, pouco inteligente e sem escrúpulos, não repara que o resto da malta está a ver que ele é uma nulidade. Aliás, o mirone nunca vê o fundamental, vê o sítio para onde está a olhar no momento, como os cavalos com aquelas palas...

O mirone é primo do burgesso que tem um carro prateado de 75.000€ mas não tem kit mãos livres para o telemóvel porque é caro; é sobrinho da senhora de jipe que vai na faixa da esquerda a 60km/h a chatear toda a gente; é genro do fulano de bigode da carrinha que não pára nas passadeiras de peões; é neto do senhor de boné que não tem um farol e o outro está apontado para os nossos olhos; é compadre do barrigudo que invade propriedades de outros aos tiros para acertar num coelho e a tudo o que mexe e do autarca que tem um tacho na câmara há vinte anos e já lá enfiou toda a família; é cunhado dos polícias que se passeiam de carro, sempre em grupos de 4, e nunca param onde é preciso; e é igualzinho ao irmão, que fala mas não faz nada. E foi o mirone que ficou muito contente ao inventar aquela frase: «Em terra de cegos, quem tem um olho é rei»

Viva o mirone!

JPG

PS: há alguem que não conheça pelo menos uns 20?

1 comentário:

  1. Confirmadissimo, conheço umas ktas personagens dessas .... jeeeeezzzzzuz

    ResponderEliminar