sábado, 17 de outubro de 2009

O bacalhau à brás não leva arroz!

Faltam poucas horas para a minha selecção jogar! Hoje joga em Torres Novas! Esta selecção joga à bola que se farta, e mesmo ainda sem saber com que jogadores vai jogar, arrisco já um resultado, 15-0!

Pronto, ok, já perceberam que esta selecção não canta o hino e despreza o verde da sua bandeira! Ainda bem! Esta selecção é o Benfica!

É certo que quem me conhece sabe perfeitamente que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre o Benfica, tal é a minha febre e cegueira! Não sou moderado, não sou isento, e tão pouco sou racional a falar do Benfica! Mas tambem não quero mudar! Quando ganha é o melhor clube do mundo, e quando perde tambem... a unica diferença é a azia com que eu fico!

No entanto, hoje em dia cada vez mais gosto do Benfica! Já não é por apenas ser o MAIOR ou o MELHOR! É simplesmente porque hoje em dia não tenho mais nada que me represente. Dantes tinha o Benfica e por vezes a selecção, agora é só mesmo o Benfica!

A selecção, a portuguesa claro está, vive de ondas de euforia e empatia à sua volta, consoante as pessoas se sentem envolvidas ou identificadas com ela. Hoje a selecção parece um cozido à portuguesa com picanha! Parece um bacalhau à brás com arroz! Sabe mal e não se recomenda a ninguem!

A selecção nacional, é para mim, um símbolo! Uma representação nacional dos nossos costumes! A selecção nacional de futebol tem para mim tanta importancia como a minha bandeira (e não falo da do SLB), tanta importancia como o meu hino (e não, não é o do Piçarra), tem tanta importancia como qualquer coisa que me represente como português! A minha selecção é simplesmente o que me representa enquanto português, sempre que jogam no rectangulo verde! Por isso, a responsabilidade que tem, é ENORME!!!!!

Hoje em dia, olho para a selecção e sinto-me português nos 5 minutos antes de começarem a jogar, durante o hino, e nos 5 minutos depois de acabarem, enquanto falamos mal da miséria de jogo que fizeram! Resume-se a isso: Hino e a parte onde vilipendiamos o Queiroz e os 11 que lá andaram!

Porquê?

Na minha selecção jogam só portugueses! Por isso é que é de PORTUGAL! Se fosse a "selecção portuguesa e mais 4 tipos que não têm lugar noutra selecção qualquer" talvez gostasse, mas não era a portuguesa, era, lá está, "Portugal e o resto do mundo"

Mas, os que lá estão não são portugueses???

Oi? Mas está tudo PARVO??
Será que o facto de morar num país o tempo suficientemente necessário para que uma lei me atribua a nacionalidade me torna nacional desse país? Se eu for morar para espanha, tiver lá a trabalhar 20 anos, casar com uma espanhola (o que por acaso até me tem passado pela cabeça), me torna espanhol? Ou me torna Portenhol? Ou me torna igualmente Português e Espanhol? É evidente que não me torna! Torna-me sim, um cidadão com os mesmos direitos que um nacional desse país! Mas tenho moral para representar esse país? Apenas porque trabalho lá, ou através do matrimónio, eu passo a ter direito moral para representar todos aqueles que de facto são oriundos dessa nacionalidade?

Hoje em dia, num mundo que se quer cada vez mais globalizado, a importancia de se conservar o mais genuíno é deveras importante! Devemos ter uma lingua comum em todo o mundo? Devemos ter costumes comuns em tudo o mundo? Devemos ter um padrão comum em todo o mundo? Acredito que sim, mas por outro lado, a identificação regional e nacional deve-se manter intocável, nem que seja para nos enriquecer enquanto individuos! Parece contraditório? Só para quem tem as vistas curtas! A minha lingua é o Português, mas adoro o sotaque que existe espalhado pelo país! Acredito na importancia do mirandês! São essas coisas que tornam o meu país unico e individual em relação aos outros, mas acho que todos devemos falar português! Ou mesmo inglês! Não devemos é substituir aquilo que nos identifica por outras coisas quaisquer! Podemos ser enriquecidos com outras culturas, mas devemos sempre manter aquilo que mais é nosso. O que é genuíno! É a nossa sobrevivência enquanto individuais!

Gosto da massa, da picanha, de muita outra coisa que me apareça no prato e me saiba bem, mas não devo misturar isso com o bacalhau à brás e com outras coisas! Se misturar, chamo-lhe outra coisa! o Bacalhau à brás não leva arroz! Ponto final!

Por isso mesmo, a selecção não deve permitir que nela joguem jogadores nacionalizados! Não deve permitir que seja treinada por treinadores estrangeiros! Não deve ter um hino ao som de samba apenas porque gostamos! Não deve ter azul na bandeira apenas porque o Porto ganha! Num mundo cada vez mais globalizado, a selecção deve representar os quase 900 anos de historia do país com as fronteiras mais antigas da Europa! Não sou saudosista, nem ultra nacionalista! Apenas gosto que não se misturem as coisas! se for morar 20 anos para Espanha o meu hino é o mesmo de hoje! A mulher pode não ser a mesma, mas a minha bandeira é!

Acredito que os jogadores Liedson, Pepe, Deco e muitos outros que por lá andam e que nem português falam, apenas procurem o melhor para as suas carreiras! Nada me move contra eles! Mas simplesmente não deviam ter sequer a opção de representar a selecção! Se ficaríamos mais fracos? De certeza! Provavelmente não estaríamos apurados (ou quase) para o Mundial, mas para mim, mais importante do que ganhar, é a forma como se ganha! Eu não piso os meus colegas para subir no emprego! Eu não contorno regras para obter o que tenho, simplesmente porque mais importante do que ter, é como ter! É poder andar de cabeça erguida!

Depois custa-me ter um puto fedelho e porventura até mal criado, como capitão da selecção! O rapaz até pode ser o melhor do mundo, mas não tem perfil para ser lider de ninguem, nem da casa dele, quanto mais da minha selecção! A selecção nacional foi capitaneada por homens! Coluna, Humberto, Figo, e hoje em dia um atrasado mental qualquer deu a braçadeira a um chavalo arrogante, apenas porque é o melhor do mundo! Até podia marcar golos e fazer o pino ao mesmo tempo! Até podia marcar livres fora do estádio e dar golo, mas não tem uma unica competencia para ser o lider de uma selecção! Eusébio pouco capitaneou a selecção e era o melhor! Simplesmente em campo havia outro, que sem ser melhor do que Eusébio, era o Lider! Eusébio marcava golos e fazia delirar o povo. Coluna era o Lider! Nunca Eusébio amuou... era o melhor e não precisava da braçadeira para nada, nem para que todos soubessem disso!

Por fim, à frente da selecção temos o maior vendido da história do futebol português! Carlos Queiroz!

Sem carisma, sem capacidade para envolver ninguem em torno da selecção, o PAI da geração de ouro, o mentor e transformador dos nossos escalões de formação, vendeu todo o seu historial em torno de uma qualificação para um mundial! O homem que mais fez pelos jovens futebolistas nos ultimos 20 anos em portugal, aquele que incutío aos clubes que o produto nacional, que os jovens portugueses, tinham a capacidade de brilharem ao mais alto nivel, foi "comprar" um brasileiro para jogar na selecção para lhe salvar o coiro! É um vendido! Por um lado, andou uma vida inteira a dizer que o português é fixe, mas quando se viu à rasquinha, lá pensou: "epá, isto dos tugas é bom, mas melhor ainda é um brasileiro"

Por fim, a qualidade futebolistica é deprimente! Uma selecção que tem titulares do Chelsea, Real Madrid, Inter, Bayern, Guimarães (piadinha), e ainda o melhor do mundo, pratica um futebol do mais deprimente que por aí se vê!

É por estas e por outras, que a selecção ir ou não ir ao Mundial, é me igual ao litro, mesmo sabendo que provavelmente em Junho de 2010 estarei a torcer por eles (mas isso é porque mole)!

É por estas e por outras que o meu simbolo é o benfica, pois esse não tem obrigação de jogar seja com quem for! Só tem mesmo a obrigação de não me deixar com azia! Por isso mesmo espero que logo a minha selecção jogue bem e ganhe por 15-0! É bom que o faça, senão logo estarei insuportavel de aturar!
É o benfica ganhar e a minha mãe não por arroz no bacalhau à brás logo à noite!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Na tua linha de raciocinio é como comer pizza com esparguete, couve portuguesa e topping de caramelo ... qq coisa assim!

    Tirando akeles apontamentos sobre a tua "doença da águia" concordo e aplaudo.

    ResponderEliminar